Hélio Martins Coelho
  • Palavras chave

  • « | Home | »

    Avanços Tecnológicos e Mudanças Éticas

    Onze mil anos antes de Cristo os homens domesticaram as plantas e os animais. Até então os humanos eram coletores e caçadores, para isso perambulavam continuamente. Guerreavam com as tribos que encontravam. A tribo perdedora era exterminada.

    Domestificação das plantas e animais joio: Advento da agricultura. Permitiu a fixação das tribos em determinados locais. A exigência de trabalhos na lavoura trouxe a grande mudança ética: que foi a escravização das populações vencidas. Em vez da guerra de extermínio veio a escravatura. Essa foi a primeira grande mudança ética!

    A permanência das populações no mesmo local trouxe a construção das moradias, o trabalho com madeira e depois com metais.

    Revolução Industrial: O próximo grande passo tecnológico foi à Revolução Industrial no século dezoito. Ela trouxe o aproveitamento de mão de obra dos servos, que realmente viviam nos feudos em semi-escravidão.

    Foram aproveitados na Industria, já agora com salários.

    A industria requeria organização dos trabalhadores em grandes números. Eles absorveram conhecimentos e se organizaram, obtendo melhores remunerações e com o tempo melhores condições de trabalho. Os trabalhadores tornaram-se consumidores e compradores dos produtos da Industria.

    Surgiu o movimento para libertação dos escravos – o que ocorreu lentamente por cerca de dois séculos.

    Revolução da Informática: A segunda metade do século vinte trouxe o grande devolvimento das comunicações e da informática computadorizada.

    A Mulher adquire novas funções: no século vinte a maioria das mulheres entraram para o mercado de trabalho. Essa nova atribuição da mulher desencadeou grandes modificações na sociedade humana. Começa pelo sistema educacional, onde a mulher está até ultrapassando em numero os homens. A mulher assume funções no trabalho, fora de casa. Sua presença e atenção a casa e a família esta sofrendo grandes alterações. Muda tudo no relacionamento com os filhos, maridos ou companheiros. Esse processo de mudança é complexo e desencadeia stress e força mudanças de comportamento.

    Essa é a mudança ética mais importante que acompanha a Revolução da Informática!!

    Categorias: 2007 | 1 Comentário »

    Um comentário to “Avanços Tecnológicos e Mudanças Éticas”

    1. Júlio Diz:
      maio 29th, 2012 às 12:31

      muito bom

    Comentários