Hélio Martins Coelho
  • Palavras chave

  • « | Home | »

    Milenium – A Mulher e as Mudanças

    Um dos fenômenos sociais mais marcantes dos nossos tempos é o sucesso na equiparação dos “direitos” da mulher, comparados aos do homem.

    Essa mudança na vida da mulher, tirando-a de dentro de casa, vem acarretando grandes mudanças em praticamente todos os setores da vida social e econômica.


    “O Homem” começa a perceber, que realmente a mulher pode mais que ele. Ela pode fazer tudo o que o homem faz e uma coisa a mais: pode ter filhos!! Entra pois em processo, uma série de eventos mudando a vida de todos nós em alguns e muitos aspectos.

    Sem a pretensão de julgar a mulher ou o homem como agentes das mudanças, acho importante considerar:

    1. Dona de casa – a mulher não perdeu a função de mãe e dona de casa. Raramente consegue passar parte dessas funções ao marido ou companheiro.

    2. A ciência vem confirmando que a fisiologia da mulher é certamente diferente da do homem, não só na parte reprodutiva. Em muitas funções têm mais eficiência. É o caso da visão por exemplo – ficou demonstrado que o homem vê bem objetos a distância, mas que a mulher tem uma visão lateral muito mais ampla. Interpretam alguns cientistas que essa aptidão é instintiva e foi desenvolvida pela necessidade de proteger suas crias de agressões externas.

    3. Indústria da alimentação – com a mulher tendo menos tempo para a casa ela exige alimentos fáceis de preparar, muitos já pré-limpos, pré-cortados em porções individuais e muitos já pré-cozidos.

    4. Indústria de eletrodomésticos – toma grande impulso a venda de fornos elétricos e os mais variados equipamentos para facilitar a vida da dona de casa.

    5. O charme – sempre foi importante na vida das pessoas, adquirindo mais lugar agora com o aumento da velocidade nas comunicações. Diferente das outras espécies animais, na humana a fêmea é certamente mais bela que o macho. Fica pois mais fácil para ela manejar o instrumento do “charme” para os fins que escolher.

    6. Na administração de firmas (grandes ou pequenas): aumenta continuamente o número de mulheres que conquistam posições executivas importantes, inclusive em grandes organizações como a de Usina de Volta Redonda no Brasil.

    Elas capacitam-se tão facilmente como os homens. Usam instrumentos como o charme, a ternura, a comunicação fácil, num grau de eficiência que os homens dificilmente conseguem alcançar.

    As faculdades hoje, graduam mais de 50% de mulheres, na grande maioria das profissões. Os efeitos do aumento da presença da mulher nas áreas de estudo, conhecimento e ciência estão apenas começando a aparecer.

    Acredito que estamos chegando numa sociedade onde a mulher assume funções de comando sem gerar um matriarcado. Acredito que será uma sociedade mais rica e mais feliz.

    Categorias: 2002 | 4 Comentários »

    4 comentários to “Milenium – A Mulher e as Mudanças”

    1. milena sousa Diz:
      março 3rd, 2011 às 08:26

      o dia da mulher è um dia muito especial por isso è para ser comemorado

    2. Juliana Costa Duarte Diz:
      maio 9th, 2012 às 14:01

      acho que não é só o dia da mulher que deve ser comemorado, mas tudo o que envolve essas flores guerreiras, batalhadoras…

    3. cornelio fatchal Diz:
      setembro 16th, 2012 às 17:42

      coloquem como sao os dias de hoje e como era antigamente

    4. Sandra Amaral Diz:
      maio 3rd, 2013 às 14:51

      Adorei os textos, sugiro que vocês coloquem agora os avanços tecnológicos e as consequências desses avanços para o planeta! sabemos que estamos com o planeta em alerta e mudanças climáticas já são as consequências negativas desses avanços, ok?

    Comentários