Hélio Martins Coelho
  • Palavras chave

  • « | Home | »

    Assentamentos rurais e a sanidade animal

    Desde a década de 80 num esforço para melhorar a situação de vida de contingentes de pessoas carentes e de indígenas a sociedade brasileira montou e fez funcionar assentamentos rurais (reforma agrária) e mais recentemente vem promovendo a demarcação de terras para os indígenas.

    O país sempre possuiu um grande numero de pequenos proprietários rurais. A chamada reforma agrária esta aumentando consideravelmente o numero de pessoas e famílias ocupando pequenas áreas no intuito de viver da produção de terra.

    Esses contingentes, recebem seus lotes e financiamentos diversos sem qualquer preparo técnico para as atividades em vista e mesmo assim cultivam pequenas plantações criam bovinos, suínos e aves em pequena escala.

    No mundo inteiro tradicionalmente os grãos eram produzidos em grande escala somente nos climas temperados como:Ásia, Europa, América do Norte, Argentina.

    Na década de 70, os gaúchos, que já obtinham sucesso na produção de soja na no Rio Grande do Sul, expandiram a cultura para o centro-oeste e recentemente para a amazônia já no subtropico. E anos 90, com a técnica de plantio direto, introduziram o milho safrinha que é hoje largamente cultivado.

    Essa bem sucedida introdução da lavoura de grãos nos trópicos e sub-tropicos foi provavelmente a mudança geoeconomica mais importante do século XX.

    Rapidamente, o Brasil se tornou grande exportador de produtos do campo em especial soja, carne de bovinos, suínos e aves.

    Com isso nosso país passou a representar, pela oferta competitiva de produtos, uma ameaça para o comercio dos Europeus e os U.S.A., que dominavam o comercio internacional dessas comodities.

    “Envergonhados” pelas altas tarifas de importação, esses paises chamados de primeiro mundo, passaram a fazer numerosas exigências sanitárias, sob a alegação exagerada de necessidade para a segurança alimentar de suas populações.

    Ultimamente acrescentaram a exigência de produção com preservação do meio ambiente e também com o conforto para os trabalhadores.

    É muito difícil para os órgãos do governo montar medidas sanitárias e realizar uma fiscalização eficiente nessas milhares de pequenas operações nos assentamentos de reforma agrária.

    Nos assentamentos indígenas fica ainda mais difícil pois mesmo a simples entrada de um funcionário no terreno de uma tribo é necessária uma negociação diplomática complexa, e que nem sempre é bem sucedida.

    Este país, chamado Brasil tem tudo para ser um grande produtor e exportador de alimentos terá que fazer uma escolha, rever a política de assentamentos, substituindo-as por outras medidas ou interromper o crescimento e desenvolvimento rural tornando-se um pais pobre.

    O Brasil dispõe da maior área cultivável do planeta, a terra é boa, possui topografia, clima favorável, água abundante e grande numero de agricultores capacitados.

    A nação e o povo brasileiro exigem que nos tornemos o maior exportador de alimentos do mundo.

    Categorias: 2006 | Sem Comentários »

    Comentários