“Ciclos” pecuários X Tecnologia

As tecnologias introduzidas na atividade pecuária nos últimos 10 anos, resultaram em grande aumento do desfrute dos rebanhos, compensando o abate de fêmeas que vem ocorrendo.

A disponibilidade de grãos a custo baixo, induziu ao uso generalizado de suplementação a pasto e confinamento. Esse fato aliado a grande melhora na qualidade da pastagem e na genética dos bovinos trouxe precocidade de reprodução e acabamento para frigorífico.

O abate precoce dos machos, o aumento de taxa de nascimento e desmama dos bezerros trouxe um aumento significativo do efeito de animais “terminados” para os frigoríficos.

A entrada de grande número de fêmeas descartadas uma baixa generalizada dos preços ofertados pelos frigoríficos.

Esses fatos configuram uma mudança estrutural na Pecuária.

Para combater os baixos preços o pecuarista aplicou tecnologia para aumentar a produtividade, dessa maneira diluindo os custos.

A lucratividade na pecuária desapareceu!!!

A grande maioria dos pecuaristas estão na atividade há muito tempo e tem dificuldade em sair da pecuária para outro negócio.

A terra é um bem de raiz com boa história de valorização. A bovinocultura é conhecida como atividade de pouco risco e de muita limpidez. Muitas indústrias, comerciantes, profissionais liberais, profissionais de média e artistas entraram para a atividade.

É uma situação com muita diversidade.

Isso tudo aliado a grande oferta de produtos concorrentes: aves, suínos, peixes, etc vai alongar a racionalização da atividade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *