Hélio Martins Coelho
  • Palavras chave

  • « | Home | »

    Opinião: Um Passo Tecnológico

    Uma pessoa só “melhora de vida” quando dá um passo tecnológico.
     
    Na era de abertura do Oeste de São Paulo, do Paraná e depois Mato Grosso do Sul, as pessoas melhoraram de vida porque ocuparam terras virgens de alta fertilidade.
     
    Essas áreas sustentavam, os índios que ainda eram homens “coletores” . Colhiam frutos silvestres, raízes, palmitos e caçavam animais silvestres.
     
    Os colonizadores (colônias publicas ou particulares) derrubavam as matas  (foice e machado), queimavam e plantavam milho, arroz, feijão e mandioca. A terra fértil e virgem em geral proporcionava boas colheitas. Animais silvestres e peixes completavam a alimentação desses desbravadores.
     
    Hoje não existe mais mata virgens a não ser na Amazônia, Paraguai e Bolívia. Terras de cerrado não se prestam a esse tipo de tecnologia de foice e machado, necessitam calcareo e adubos para produzir. Portanto um assentamento para ser bem sucedido agora necessita de recursos, maquinas e conhecimento tecnológico.
     
    É  mais complicado, trabalhoso e caro para fazer acontecer. Governo incapazes de prover uma educação, segurança, saúde mínimas certamente fracassarão numa tentativa de assentamento com tecnologia.
     
    Sem dúvida seria um progresso fazer assentamentos desse tipo. Alguns poderão ser bem sucedidos.
     
    A sociedade humana hoje é complexa com acúmulo de conhecimentos e tecnologias além de muitos problemas.
     
    O desajuste do desemprego  não é explicável de uma maneira simplista pela estrutura fundiária, e nem será resolvido por assentamentos em terras desapropriadas.
     
    A proposta honesta é a sociedade estudar a fundo os seus problemas e encaminhar soluções viáveis para os muitos problemas e situações que aflorarem desses estudos.

    Categorias: 1997 | Sem Comentários »

    Comentários